Wednesday, 24 December 2008

ontem eu vi um anjo. caso contrário, o estrago ia ser grande. bem grande.

Sunday, 21 December 2008

carta branca

Querida Thyffany,

leia MUITO. sempre.
leia tudo que você puder.
leia livros.
não leia revistas de fofoca.
jogue-as no lixo.
os livros...
guarde-os para sempre.
tome um banho de chuva
uma vez na vida. é uma
delícia!
confie nas pessoas
que falam olhando bem dentro
dos seus olhos.
olhe SEMPRE nos olhos
das pessoas, quando for falar.
escute. SEJA SINCERA. sempre,
por mais que seja difícil.
seja sincera com todos, Thyffany.
seja sincera COM VOCÊ MESMA.
se ame MUITO. isso ninguém vai fazer por você.
se ame demais.
Vá ao cinema e ao teatro
toda vez que puder e quiser.
corra atrás de arte e de cultura.
corra atrás dos sorrisos que escapam,
que saem sem querer de dentro das
pessoas. são os sorrisos mais gostosos.
escute música para alegrar
sua alma
.
escute música para dançar
e gritar.
fique feliz por seus pais
te amarem tanto. eles, provavelmente,
serão seus melhores amigos para sempre.
Fique feliz por você ser
saudável e linda.

Bem-vinda ao mundo Thyffany, bem-vinda à vida. A vida não é fácil. Mas ela pode ser MUITO divertida e cheia de emoções e pulsações que vão te dar prazer e alegria. É SÓ VOCÊ QUERER. SIMPLES ASSIM.

Um beijo grande no seu coração,

Saturday, 20 December 2008

2a. edição

não sei se isso que eu fiz são os chamados Haikais ou se são meros impulsos em forma de palavras. Mas aqui estão eles. Eu os adoro. Meus pequeninos:

Pitaco

É. Ahã. Vai lá.
Por aqui fico eu, o copo e o céu de estrelas a me sussurrar:
"ei... psiiiiiu... abra os seus olhos.
Pode soltar a respiração.
Agora está tudo em paz."


E ainda por cima

ando sonhando que roubaram meu sutiã.

Filhotes

Dá, mamãe!
Filha, eu não vou te dar. É muito grande esse pacote pra você.
Mas são só pipocas...
Mal sabia ela que mamãe estava falando da vida.

Why you are so good to me?

patinete, férias, outono.
a meia arrastão no chão molhado
e aquilo de olho no olho, sabe?

oh, gosh.

debbie & nadia’s song

hoje vi três rouxinóis lindos, vermelhos, brilhantes (!) dentro do meu quarto.
saudades do que ainda não foi
.
.
.

Cidade

porque às vezes é melhor sair completamente sozinho.

Friday, 19 December 2008

coragem!

recebi um cartão de Natal da Nanda e tinha essa frase maravilhosa por lá:

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
(Guimarães Rosa)

O Guima sabe das coisas.

Sunday, 14 December 2008

táctica y estrategia

Mi táctica es
mirarte
aprender como sos
quererte como sos

mi táctica es
hablarte
y escucharte
construir con palabras
un puente indestructible

mi táctica es
quedarme en tu recuerdo
no sé cómo ni sé
con qué pretexto
pero quedarme en vos

mi táctica es
ser franco
y saber que sos franca
y que no nos vendamos
simulacros
para que entre los dos
no haya telón
ni abismos

mi estrategia es
en cambio
más profunda y más
simple
mi estrategia es
que un día cualquiera
no sé cómo ni sé
con qué pretexto
por fin me necesites.

(Mario Benedetti)

Monday, 8 December 2008

riders on the storm

Meu amigo tem razão: às vezes eu pago um preço bem caro por ser quem eu sou. E eu sei disso. Mesmo assim, não retiro e muito menos amenizo um milímetro de coisas do meu caráter que acho absolutamente urgentes e essenciais - são traços e princípios que funcionam como oxigênio pra mim - me fazem viver.

E a coisa está assim mesmo: as pessoas estão cada vez mais ÓBVIAS, CÍNICAS e IDIOTAS. Vendem pra vocês a "Mulher-melancia", a "Bienal do Vazio", a "Mallu-mala-sou-pura-e-suuuper-simples-e-hype-Magalhães" ou qualquer lixo que o valha e vocês compram a idéia. Deplorável. Até mesmo no teatro: uma atriz disse outro dia que TÁ FALTANDO É VAIA NO TEATRO PAULISTA. Concordo em gênero, número e grau. E disse mais: que não existe coisa mais constragedora do que ator ruim no palco. Concordo idem. Tudo é aplaudido, tudo é "maravilhoooooooooooooso". Não, não é.

E como só estou falando mal das pessoas até agora e não é uma prática da qual sou adepta, a casa não trabalha com isso (ou melhor, trabalha, mas quando eu falo, eu faço questão de falar olhando diretamente pra pessoa citada - bom pra ela e bom pra mim), vou falar, bem, de 2 pessoas aparentemente bem diferentes mas que me tocam e me tocaram com a mesma intensidade durante este ano. Conheço vários outros lutadores, pessoas incríveis, sensíveis e autênticas, de caráter que eu admiro muito, seja no dia-a-dia ou seja demostrado através de sua arte: cineastas, gente que trabalha em banco, pintores, poetas, criança, mãe, garoto de rua - felizmente minha lista dessas pessoas não é tão pequena assim. Mas escolhi falar desses dois e faço questão de deixá-los registrados aqui, mesmo que só eu mesma leia essa merda: FRANCISCO MEDEIROS e MÁRIO BORTOLOTTO. Para quem trabalha como ator, se tiver a oportunidade, não deixe de mergulhar de cabeça nas experiências com eles. Escutem o que eles falam e propõem com a mesma sede com que você toma aquele bom vinho. E para quem não trabalha como ator, tentem ver peças em que os 2 estejam dirigindo e/ou atuando e/ou escrevendo.

Acabei de finalizar um processo colaborativo com o Chico Medeiros. Tive e tenho minhas crises durante todo o processo, apesar de termos fechado com chave de ouro. Mas o Chico... Deus... ouvir o Chico... ver seus ensinamentos, viver seus ensinamentos... não existe espaço pra crise ali. Pode ser que eu só consiga escutá-lo por 5 minutos do meu dia de ensaios. Não tem problema. São nesses 5 minutos que TUDO VOLTA A FAZER SENTIDO. O Chico não é só um dos maiores diretores de hoje em dia, o Chico é UM DOS MELHORES SERES HUMANOS DE HOJE EM DIA. É um LUTADOR que não vai desistir NUNCA e possui o sorriso mais transparente que já vi e senti em toda a minha vida. É daquelas pessoas raras, em extinção, dessas que você só conhece 1 ou 2 em toda sua vida. É sincero demais pro mundo de hoje, o mundo não aguenta.

Mário "sofre" da mesma coisa: é direto demais, sincero demais, outro grande LUTADOR. O que o Marião fala e escreve é A SECO, não tem tempo pra firulas - as pessoas não suportam. Ele vai na contramão e, DE VERDADE gente, não é pose e não é porra nenhuma, não adianta tentar desequilibrar o que ele faz e realmente acredita: ele não está NEM AÍ pra fazer média com nada e ninguém. E ele consegue não estar nem aí porque ele acredita nele e nos princípios dele. Simples assim. E ponto. E-pon-to.

"Imagina! Não pode ser assim, tão direto! Tem que por gelo, canudinho colorido, decalque... Não pode falar o que pensa, Mário! Não é de boa educação falar sobre o que vc. pensa sem filtrar nada!". "Chico, Chico! Não... a regra diz que se vc. falar sobre seus sentimentos, as pessoas acham que vc. é um fraco! Tem que esconder! Não pode se emocionar, não pode! Deus do céu, meninos malcriados! Já de castigo, os dois! Ts, ts, ts." (estou exagerando pra vcs. entenderem a dimensão que está a loucura humana).

E é por tudo isso e mais um pouco que eu escuto muito tudo que os dois me dizem, das formas mais variadas possíveis. O CHICO MEDEIROS E O MÁRIO BORTOLOTTO SÃO O GRITO DO MUNDO. E, ao contrário de muita gente que finge não ouvir, finge que não está acontecendo nada, finge que está tudo bem enquanto toma banho de sangue na sua bacia minúscula, EU OUÇO BASTANTE ESSE GRITO. EU ESCOLHI ouvir. Eu escolhi viver com todos os meus sentidos BEM ABERTOS.

Feliz Natal a todos os lutadores que estão por aí.
Salve aos gritos do mundo.

Friday, 5 December 2008

Qualquer "Justificativa"
Para a Atitude Tomada é Tola.
Toda Vez Que Tenta-se
Dar Razões "Válidas"
Para o Próprio Comportamento,
Esta-se Tentando Camuflar
a Essência.

(CãRiùá)