Friday 17 October 2008

provocações

"A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade."

imagens adormecidas no nosso inconsciente podem vir à tona diante de uma obra de arte?


"Os sentidos não enganam. O que engana é o julgamento."

você já sentiu o cheiro ou o gosto de algo ao entrar em contato com um trabalho artístico?


"A imagem do homem sentado, contemplando, num dia de greve, sua tela de televisão vazia, constituirá no futuro uma das mais belas imagens da antropologia do século 20."

você se lembra de ter vivido alguma experiência artística (seja teatro, cinema, música, exposição) que tenha desagregado seus sentidos, que tenha lhe mostrado novas formas de compreender o mundo?

"(...) mude de caminho. veja o mundo de outras perspectivas. não faça do hábito um estilo de vida. tente o novo todo dia: o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida. experimente coisas novas. o mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. só o que está morto não muda! (...)"

será que a arte tem mesmo o poder de deslocar o nosso olhar, nosso sentido, nosso corpo?

"Toda mudança ameaça a estabilidade."

você já viveu a experiência de perceber uma situação que outras pessoas não percebem?

"Grande elefante, estique sua tromba, diz a criança à nuvem que se alonga. E a nuvem obedece... O sonhador tem sempre a nuvem a transformar. A nuvem nos ajuda a sonhar a transformação."

3 comments:

  1. Tranzumanar e reorganizar! Se a arte conseguir isso, aí sim, estaremos fazendo uma nova geração. E kom ela uma nova revolução. Esta cyvilização já está morta, E a Terra Santa não irá engolir os velhos ossos. Um beijo. Legal teu blog.
    Paulo de Tharso

    ReplyDelete
  2. Oi Débora! Posso linkar seu Blog no meu? Beijo.

    ReplyDelete