Monday 16 February 2009

acorda, fia!

Durante a SPFW, nossa querida companheira Nina Lemos fez uma reportagem sobre a modinha do lenço palestino. O fato é que, apesar de a peça já ter sido aposentada como "fora de moda" pelos top fashionistas (ui!) desse mundão, muita gente apareceu na Bienal com o adereço.

E, como boa parte dos lançadores de tendência, a galera que usa não tem nem idéia do que esse lenço - peça usada pelos beduínos do deserto e que mais tarde virou símbolo da luta pela criação do Estado Palestino - representa. As pessoas entrevistadas pela Nina não souberam nem dizer o que estava (e está acontecendo, apesar da frágil e provisória trégua) na Faixa de Gaza, onde uma ofensiva militar do governo israelense massacrou, desde dezembro passado, mais de 1.300 palestinos (entre eles, cerca de 400 crianças), segundo números oficiais.

Uma leitora, identificada apenas como Maria Cláudia, de São Paulo, escreveu criticando a falta de "sensibilidade" dos fashionistas, que tomam posse de um símbolo de luta e resistência de um povo sem ao menos saber o que ele significa. Eu concordo. Tanta alienação emburrece, distancia as pessoas da realidade, da vida de verdade. E não estou aqui crucificando os entrevistados. Eles, ao menos, foram sinceros - admitiram ignorar o assunto em vez de repetir alguma frase de efeito sobre o conflito, feito papagaios ensinados pela TV. Espero que, depois da reportagem, tenham se informado melhor.

Mas, sabe minha gente, chega de viver no mundinho do faz-de-conta. Vamos acordar pra vida, né? Sim? Então, combinado, a nova "it-bag" do momento é acordar para a vida. O novo preto é acordar para a vida. O novo sapato "must-have" é acordar para a vida. O novo shape da hora é acordar para a vida. A nova musa do verão é acordar para a vida. A new face recordista de desfiles é Acordar Para a Vida. O item que não pode faltar no make de inverno é o elixir de acordar para a vida. A melhor trilha da temporada é acordar para a vida versão rap-remix-neofolk. O melhor desfile foi o da grife acordar.para.a.vida. Acordar para a vida é o hit da temporada.

Abaixo, protestos pró-palestinos ao redor do mundo e gente que sabe o que leva no pescoço (e na cabeça).


estudante, no Líbano


em Madri, Espanha


em Nova York


em Paris

(reportagem de Vivian Whiteman, Folha Online, 26.01.09)

4 comments:

  1. LFW? Libano Fashion Week?
    hehehe
    beijo!

    ReplyDelete
  2. menina, quanto tempo: por onde andas???

    ReplyDelete
  3. Oi querido! Eu ando por aqui mesmo. Fui pra Buenos Aires no final do ano e agora voltei. E vc? Continua no Boca? Vms. marcar uma cerveza! bj.

    ReplyDelete